O crescimento exponencial no uso de IA

O conceito de inteligência artificial (IA) ainda parece algo distante, não é? Mas saiba que ela nunca esteve tão presente em tantos estudos e aplicações como nos últimos anos. Empresas de todos os luagres do mundo estão planeJando alocar investimentos em IA. Por isso, será natural acompanhar a ampliação do uso da inteligência artificial pelas organizações, principalmente em razão da quantidade de informações tratadas no dia a dia que podem apoiar as decisões estratégicas do negócio.

tratadas no dia a dia que podem apoiar as decisões estratégicas do negócio. Essa tendência pretende acelerar os esforços para tornar processos cada vez mais automatizados, tornando a rotina das pessoas mais produtiva, trazendo escala e qualidade para o trabalho das empresas. Soluções como Machine e Deep Learning, Geolocalização e outras são apenas algumas das ferramentas capazes de trabalhar soluções de IA de impacto para o negócio.

"Precisamos ter cuidado com os avanços da Inteligência Artificial, tenho medo do que os caras fazem por lá."

Foi o que o bilionário Elon Musk disse em uma de suas entrevistas sobre inteligência artificial. Claro, não criaríamos um robô com a capacidade de gerar qualquer tipo de desconforto em um ser humano.

As principais oportunidades da IA no Brasil.

Os grandes riscos e a forte necessidade de inovação digital no setor financeiro fazem com que esse mercado seja um dos mais propícios à implementação e desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Entenda mais sobre inteligência artificial

Uma máquina dotada de inteligência artificial consegue imitar algumas características dos seres humanos, como fala, reconhecimento, tomada de decisão, percepção visual e compreensão de linguagem (incluindo a capacidade de tradução de idiomas, por exemplo).

Existem diferentes níveis de complexidade de IA, dependendo das necessidades da empresa e dos objetivos com o produto. A inteligência artificial pode aparecer tanto em um sistema de navegação, como o Google Maps, quanto em um sistema ou aparelho de assistente artificial, como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.

O conceito de inteligência artificial foi estabelecido em 1956 pelo professor e matemático John McCarthy. Ao longo das décadas seguintes, o desenvolvimento de computadores e unidades de processamento gráfico mais baratas e poderosas, assim como o crescimento no volume de dados produzidos e na decorrente necessidade de analisá-los, impulsionaram a evolução da IA até chegarmos ao nível de sofisticação que conhecemos hoje.